Quando falamos em Trade Marketing podemos pensar em identidade visual de uma marca ou produto, equipe de vendas bem treinada e um ponto de venda bem planejado, partindo desses fatores, separamos nove dicas interessantes para otimizar sua estratégia e gerar mais vendas.
1 – Identidade visual
Principalmente para o Trade Marketing, a identidade visual representa a primeira impressão do cliente com o produto ou serviço. Invista na criatividade e diversidade, observe o que o público mais se interessa e faça uma ligação com a marca. Fortaleça a identidade visual com elementos que favoreçam a venda do produto e atraia atenção do consumidor. O resultado de uma identidade visual bem estruturada é a lembrança da marca no público-alvo, maior atenção para os pontos de venda, atração de novos consumidores e fortalecimento de marca.
2 – Fidelização
Além de conquistar novos clientes, uma estratégia de Trade Marketing precisa manter atenção em fidelizá-los. Atraindo o consumidor até a marca e mantendo uma comunicação próxima, um cliente fiel ao produto dificilmente escolhe o concorrente. As principais vantagens são: consumidor mais ativo e frequente, comunicação mais próxima e assertiva, público defensor da marca. Além disso, existem estudos os quais indicam que os consumidores fiéis são as principais fontes de faturamento das empresas em longo prazo. Esses resultados podem ser obtidos integrando uma estratégia de marketing inbound ao planejamento de Trade Marketing.
3 – Equipe de trade bem preparada
A equipe de vendas dos PDVs são a “cara do produto” no estabelecimento, por isso é muito importante manter o time qualificado e atualizado sobre os produtos. O vendedor ou representante precisa estar com um sorriso no rosto e ser atencioso, passar credibilidade para o público. Com uma equipe de Trade Marketing qualificada no atendimento, fica mais fácil gerar vendas no PDV.
4 – Otimize as melhores promoções
Já fez alguma ação promocional, layout ou campanha que trouxe um resultado além do esperado? Aproveite isso e replique o sucesso, observe cada ponto positivo e qual foi motivação para superar as expectativas, com essa informação fica mais visível o gosto do consumidor. Fique atento para atualizar a promoção e concertar os erros. Essa estratégia de replicar campanhas funciona muito bem se os dados forem analisados a fundo, tanto para otimizar as vantagens como minimizar as fraquezas.
5 – Ponto de venda criativo
Exponha a criatividade dentro do seu PDV, além da identidade visual, é necessário ter um ponto de venda criativo e atrativo com informações claras sobre as promoções. Para otimizar ainda mais essa estratégia, é possível implementar o marketing sensorial que tem como foco gerar experiências positivas e sensoriais na hora da compra do consumidor. Nós falamos sobre esta técnica em um outro conteúdo que você pode ler aqui. O ponto de venda criativo no Trade Marketing pode ser considerado como a entrada de uma casa, que precisa estar bonita, bem pintada e organizada para passar uma boa impressão.
6 – Digital e físico em sintonia
Os dois canais de atendimento precisam conversar entre si e de uma forma que o público entenda. Estamos próximos da Black Friday e um dos assuntos mais falados é o avanço das vendas por meio do mercado digital, por conta disso, muitas empresas já estão integrando os sistemas da loja física com seus e-commerces. Em uma pesquisa elaborada pela Nielsen ainda existem diversos consumidores que encontram os produtos pela internet e se direcionam para o ponto de venda para comprar. A criação de uma única linha de comunicação entre on e offline é essencial para conquistar clientes.
7 – Seja objetivo
Na hora de criar uma ação de Trade Marketing, é preciso ser objetivo e evitar campanhas nas quais o cliente precisa seguir muitos passos para ter o prêmio. A simplicidade e objetividade são palavras que podem mudar os resultados de uma campanha de ruim para um case de sucesso. O público-alvo se sente mais atraído por coisas simples a serem seguidas, um exemplo são as campanhas de “raspou ganhou” que se tornaram um sucesso justamente pela objetividade.
8 – Trade Marketing é um mundo a ser explorado
Assim como outros setores do marketing, o de trade ainda precisa ser muito explorado, existem tecnologias novas aparecendo a cada momento trazendo inovação e inúmeras possibilidades. Uma das principais vantagens do Trade Marketing é o contato direto com o público, tornando assim mais acessível a tecnologia em PDVs e análises dessas ações. Em outro texto falamos sobre as automações do marketing e implementação de inteligência artificial no atendimento.
9 – Melhore a linha de fornecedores
A comunicação vai além do público-alvo, o planejamento dela pode ser voltado para fornecedores, com o objetivo de reduzir gastos, melhor tempo de entrega, melhorias em questão de estrutura e muito mais. A comunicação com fornecedores deve ser bem clara, deixando evidente as vantagens para os dois lados, assim a economia que é gerada pelo bom relacionamento se torna faturamento.
Essas dicas são voltadas para as estratégias de Trade Marketing, mas vão muito além. Um bom planejamento estratégico integra diversas áreas e estudos, podendo começar desde a identidade visual até as campanhas omnichannel.
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